Ovelha Perdida
Uma criança é escolhida e seus olhos vendados.
Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu
redor. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “Você é a Minha Ovelha
Perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e
emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o
lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não
ser reconhecida a sua posição.
DENTRO! FORA!
Formação: Ao redor de um círculo grande ficam as
crianças.
Desenvolvimento: O líder ordena Dentro ou Fora e
todas as crianças cumprem as ordens pulando com os pés juntos para dentro ou
para fora do círculo. De vez em quando o professor repete a mesma ordem. As
crianças que erram são eliminadas provisoriamente, isto é, até serem
substituídas por outras que cometeram a mesma falta.
QUAL É O ANIMAL?:
Preparação: As crianças
sentam-se em semi círculo, tendo ao centro um jogador separado.
Desenvolvimento: Para começar o jogador central pensa num animal e
anuncia um defeito ou uma qualidade que lhe é peculiar. Diz por exemplo:
“__ Tem orelhas pontudas”, findo o que, aceita tentativas de descobri-lo. (uma
tentativa de cada companheiro). Caso ninguém acerte, acrescenta
outra explicação. “__ È um animal doméstico”, passando a receber novas
respostas. Quem primeiro adivinha qual é o animal pensado, troca de lugar
com o jogador central e ainda ganha um ponto.
Vitória: É de quem consegue acumular mais pontos .
Garrafa da graça
Material necessário: Uma garrafa vazia (pode ser re
refrigerante).
Desenvolvimento: O grupo deve sentar, formando um
círculo.
O líder coloca a garrafa deitada no chão no centro
da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando (gargalo)
para alguém e, o professor dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa
pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa
de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim
sucessivamente.
Textos para trabalhar após este exercício: 1 Pe
4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25
Mister Balão
Material: Balões por equipe.
Desenvolvimento:
- O líder divide o grupo em equipes. Cada uma delas
escolhe um representante para o concurso de “Mister Balão”. A um sinal do
animador, cada equipe procura “rechear” seu candidato até que fique repleto de
balões. Dispõem de três minutos para executá-lo. Ganha a equipe que conseguir
“rechear”seu representante com o maior número de balões.
Corrida Bíblica
Divida o grupo em dois. São colocados dois
representantes de cada equipe, e eles terão que achar a passagem na
bíblia que o líder falar e quem acerta, dá um passo pra frente. O líder marca
um lugar de chegada. Ganha quem chegar primeiro.
FUTEBOL
DE PANO
Objetivo: coordenação, atenção, agilidade e
descontração; Material: um pedaço de pano, cadeiras, duas vassouras ou
tacos;Intensidade: moderada;
Desenvolvimento: formam-se dois times sentados frente a frente, numeram-se os
integrantes de cada time, será deixada uma vassoura para cada time no meio da
sala próximo do pano. O professor da a ordem, e assim partem os dois números
sorteados.
O jogo consiste em empurrar o pano com as vassouras até ele passar por debaixo
da cadeira adversária que ficara vazia. Cada vez que ocorre um “gol”, o time
ganha um ponto e é sorteada uma nova dupla, o ganhador é a equipe que mais
acumular pontos.
Observação: está dinâmica pode ser adaptado conforme o local de trabalho e a
quantidade de material disponível, exemplo: pode ser feito com só duas
cadeiras, usar bola pequena em vez de pano.