sexta-feira, 4 de maio de 2012

APRENDA A CONTAR UMA HISTÓRIA



Os contadores de história vem conquistando a cada dia mais  espaço seja nas bibliotecas, feiras de livros  ou recreação infantil. Mas é ledo engano quem pensa que contar uma história é apenas ler o que esta escrita.
Os contadores de história precisa mais do que ler, é preciso  transmitir Emoção , o corpo passar Expressão, saber  Improvisar nos momentos de esquecimento , além de repassar  Espontaneidade e Credibilidade.
Há diversas Formas para se apresentar uma história, citarei algumas:
Simples narrativa – É a mais fascinante de todas as formas, a mais antiga, tradicional e autêntica expressão do contador de histórias.
 Histórias narradas com auxílio do livro - Narrar com o livro, não ler a história. O narrador deve saber a história e vai contando com suas palavras. O livro fica aberto voltado par as crianças, à altura de seus olhos. As páginas são viradas vagarosamente para que elas possam ver as gravuras
 Com gravuras - As crianças observam detalhes que contribuem para a organização dos pensamentos e de criação.
 Com fantoches - São um convite a imaginação da criança, do jovem e do adulto. Pode-se também ensinar a criar fantoches e através dele contar cada um a sua história.
 Flanelógrafo - O personagem entra e sai de cena.
 Painéis, recortes, carimbos ou dobraduras
O recurso utilizado irá depender do número de ouvintes e do espaço físico que está disponível. Para cada situação um recurso que melhor se encaixe com o público ouvinte.
Varias atividades podem ser desenvolvidas a partir da história?
Dramatização: após o término da história, reúna as crianças para juntos encenarem o que acabaram de ouvir.
Trabalhos manuais: Recortes, dobraduras, colagem, pintura, atividades manuais que lembrem o que foi contado.
Brincadeiras e  jogos .
Dicas para contação de história:
·         As crianças devem estar devidamente acomodadas;
·         Antes de começar a história, você pode aguçar o interesse e a curiosidade da criança;
·         A história deve despertar a sensibilidade de quem conta;
·         Narrar com naturalidade e com clareza, vivenciar o que está sendo narrado;
·         Conhecer a história, o contador tem que estar seguro, isto é, tem que conhecer o texto;
·         Dominar o interesse do público. Buscar formas para que o ouvinte permaneça concentrado na história;
·         Não esconda palavras difíceis. Se o ouvinte tiver dúvidas ele perguntará;
·         Cuidado com a postura e os vícios da linguagem (Né?, Aí, Sabe?, Então?);
·         Quando for utilizar um material ilustrativo ou outro acessório, é importante saber a seqüência correta dos acontecimentos;
·         Se der branco, continue. Não faça caretas, use a criatividade e improvise;
·         Não esqueça de olhar para todos, passe a emoção através do olhar;
·         Evitar descrições longas;
·         Se a história for lida, a narrativa deve ser tão animada como se fosse contada;
·         Não obrigue a criança a ouvir a história que ela não quer;
·         Cuidado! Ao adaptar uma história, não modifique a estrutura essencial .

Observação: Esse texto trata-se de um resumo de pesquisa sobre o tema, ou seja, não é de minha autoria.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Contação de História Biblica - Animação Gospel

Eliseu e a Sunamita
Coreografia dança do Pinguim
Amuralha vaia cair
A história do profeta Jonas

O grande Peixe engoliu Jonas
Reflexão sobre Josué 24:16
"Eu e Minha casa serviremos ao Senhor"